Os faróis são quase sempre localizados em lugares ermos e de grande beleza natural. A construção habita o imaginário de escritores e artistas pelo poder simbólico de sua luz acesa clareando a passagem perigosa para os navegantes noturnos. Quem nunca se interessou pelas histórias sobre a vida isolada, silenciosa e integrada ao mar levada pelos faroleiros?
O Farol dos Castelhanos fica localizado na face leste da Ilha Grande e foi construído em 1900. Até há poucas décadas, os faroleiros moravam com suas famílias nas instalações, vivendo uma vida remota em meio à mata. Atualmente, esses oficiais da marinha fazem plantão de cerca de três meses, período em que se dedicam integralmente a cuidar da sinalização do mar, das lentes do farol, da limpeza das extensas escadas, dos geradores que fornecem energia, da criação de galinhas e do cultivo da horta.
Nesse episódio, acompanhamos Lucena, Jair, Jonhnny e João Silva lá do alto do farol a zelar pela boa travessia dos grandes navios e dos pequenos barcos de pesca.
Com Glaycon Jair de Lima, João Silva, Johnny Soares, Rafael Lucena Machado.