Se alguém perguntar por Antônio Cardoso em Aventureiro, ninguém ouviu falar. Mas o Vovô é figura conhecida e estimada, guardião das narrativas locais. Funcionário aposentado da extinta Feema, atual INEA (Instituto Estadual do Ambiente), onde trabalhou por trinta e sete anos, é casado com Dona Lúcia, mulher de longos cabelos pretos, agente comunitária de saúde, ministra da Igreja de Santa Cruz, dançadora de zumba. O casal tem cinco filhos e um deles, o Fabinho trabalha como guarda-parque no Inea, seguindo os passos de Vovô.
O Aventureiro é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Está ao lado da Praia de Sul e Praia de Leste, que juntas formam a Reserva Biológica da Praia de Sul, unidade de conservação de proteção integral, onde a presença humana só é permitida para fins de pesquisa. Um ecossistema de praias, lagoas, matas e mangues, uma natureza quase intocada, um santuário.
Vovô e Fabinho nos conduzem por um dia frio de inverno, entre costuras de rede, colheita da banana e do feijão guandu e caminhadas pela reserva.
Com Vovô (Antônio Cardoso), Dona Lúcia dos Santos, Fabinho dos Santos Souza, Lívia Corrêa, Dona Neneca.