Episódio 8

Seu Álvaro e Dona Dalva
Quilombo do Campinho da Independência, Paraty

O Quilombo do Campinho da Independência foi a primeira comunidade quilombola a ter suas terras tituladas no Estado do Rio de Janeiro. Em 1999, após trinta anos de lutas, os descendentes das três mulheres – Antonica, Marcelina e Luiza – tiveram seus direitos reconhecidos. Desde então, o povo do Campinho vem percorrendo um caminho de construção de uma forma própria e autônoma de viver – seja pela arte do artesanato, pela produção de alimentos pela agroecologia, pela gastronomia do restaurante comunitário ou pelo turismo de base local.

Seu Álvaro e Dona Dalva nos conduzem por um dia no Quilombo do Campinho, na fabricação da farinha de mandioca. Da colheita ao forno, entre histórias e cantos, com o trabalho compartilhado com Ana Cláudia e Seu Nelson, aprendemos o saber e fazer de um dos mais tradicionais alimentos do Brasil, legado dos povos indígenas, base de alimentação das comunidades tradicionais. 

Junto à força da ancestralidade e da tradição, a nova geração do Campinho percorre essa narrativa, trazendo graça e a certeza da continuidade.

Com Seu Álvaro Martins, Dona Dalva Conceição Martins, Ana Cláudia Martins, Nelson Martins.