SÉRIE

O Ipemar – Instituto de Pesquisas Marinhas está sediado em Ilha Grande. Atua com projetos voltados para as ciências, saberes e culturas do mar. O laboratório Cisco é uma produtora audiovisual sediada em Campinas em São Paulo, que vem realizando documentários por mais de vinte anos, dentre eles as séries “Taquaras, tambores e violas” e “Vozes da Terra” e os premiados filmes “Limiar” e “Cartas para Angola”.

Essa história de parcerias, trabalhos conjuntos e amizade é antiga, de mais de quinze anos. O Ipemar ainda nem existia, mas alguns de seus atuais integrantes junto com a turma da Cisco realizaram trabalhos como o filme “No tempo do dashico”’, que conta sobre os imigrantes japoneses em Ilha Grande e uma oficina realizada com jovens também em Ilha Grande, que resultou no vídeo “Relembrando o Bananal”.

Em 2020, unimos as forças mais uma vez em torno do edital BNDES Mais Cultura – patrimônio cultural e propusemos a realização de uma série em oito episódios. Em 2019, Paraty e Ilha Grande foram titulados como patrimônio mundial pela Unesco. E é nesse território que se passam as oito histórias da série. Vivenciamos um dia na vida na Longa, Provetá, Aventureiro, Farol dos Castelhanos, Saco do Céu, Quilombo do Campinho, Aldeia Araponga, centro histórico de Paraty, compartilhando o cotidiano de oito grupos de pessoas.

Não foi fácil selecionar oito lugares, oito pessoas e grupos para compor esse mapa do sítio misto Paraty e Ilha Grande. A riqueza humana, cultural e natural desses territórios pedem ainda que muitas e muitas outras histórias sejam contadas. Muitos são os narradores e os olhares. E muito vem sendo transmitido pelos companheiros e companheiras de Paraty e Ilha Grande. E como vocês poderão conferir ao longo da série, a vida é narrada no ato próprio de viver.

A série “Um dia na vida em Paraty e Ilha Grande” ficará disponível em breve neste portal. Por ora, vamos realizar algumas exibições por vários lugares. Se você precisar de qualquer informação, entre em contato conosco pelo email contato@ipemar.org.br ou pelas redes sociais da série.